2009 o Ano da Biologia pode ser mais do Darwin
por Douglas Santiago
Eventos que comemoram o maior cientista da historia Charles Darwin que completa 150 anos da publicação da teoria que revolucionou o mundo.
Em 2005 foi considerado pela UNESCO como “Ano Mundial da Física” em comemoração aos trabalhos de Albert Eisten com diversas tributos, agora vemos que 2009 estipulado como “Ano Mundial da Biologia” por causa do segundo centenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1822) e também o sesquicentenário da publicação do livro “The Origin Of Species”, traduzindo A origem das Especies publicado 50 anos após seu nascimento,mas acabou sendo transformado em Ano de Darwin movimentando atrações comemorativas espalhadas por todo o mundo.
A grande movimentação para mundança aconteceu quando foi realizada uma reunião com representantes de instituições e associações feita por inciativa do professor IIdeu de Castro Moreira (UFRJ,MCT) no dia 15 de julho de 2008, durante 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) em Campinas, reunindo esforços nacionais para imensas contribuições de Darwin.
Com isso houve uma formação de Grupo de Trabalho para divulgar, elaborar os eventos e criação de um site Ano de Darwin no Brasil e no mundo para que os alunos de biologia ,mostrando uma iniciativas e programadas no país, assim esse grupo de trabalho manteve contato com todas as instuições nacionais que se interessaram em fazer ações relativas sugerindo varias atividades e dando apoio as entidades.
O professor IIdeu de Castro Moreira declara que ele foi um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, sua teoria de evolução dos seres vivos representou uma grande mundança no ensinamento biólogico, além de influenciar outras áreas de conhecimento.
Foi criada uma exposição Darwin esteve em varios estados no Brasil reunindo publicações de livros , numeros especiais de revistas, jornais e materia de tv sobre a importância dele para o mundo e comm diversas palestras paralelas interessantes uma delas foi: “Descobrindo Árvore da Vida sobre a Psicologia Evolucionista: a evolução da mente humana” ministrada por Dwain Santee da UCG no dia 20 de setembro de 2009.
Em 2006 foi lançada uma biografia pela autora Janet Browne intitulado “A Origem das especies de Darwin – Biografia” reivindica o papel para si como maior livro cientifico já escrito do mundo.O biólogo americano Francis Collins um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano dizendo que usar as ferramentas da ciência para discutir religião é uma atitude imprópria e equivocada. A Biblia não é um livro cientifico,não deve ser levado ao pé da letra.
Quando Darwin escreveu o livro a origem da especies elaborou uma tese que ia contra a Biblia e foi criticado pela igreja, sendo que ele nunca declarou que a biblia estava errada e sempre manteve sua crença religiosa até seus ultimos anos de vida.E após o lançamento do livro os cientistas começaram admitir que as plantas e animais possam evoluir no decorrer na eras e até hoje as descobertas de Darwin continua intrigando as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário